Ubuntu 13.10 está entre nós

Para a alegria geral da comunidade Ubuntu, chegou a versão 13.10, codinome Saucy Salamander. Este lançamento marca o início de uma nova era, onde a convergência entre plataformas ganha destaque. Você poderá rodar esta distribuição Linux em várias plataformas de hardware, desde o seu smartphone (por enquanto só dispositivos Nexus) até um servidor na nuvem.

Esta versão ganhou suporte para mais buscas usando os Smart Scopes integrado ao Dash, tanto no desktop quanto no mobile. São mais de 50 fontes de pesquisa, incluindo Google, Amazon, Wikipedia, dentre outros. Obviamente, você pode desabilitá-los para sua segurança e privacidade.

Para os desenvolvedores interessados em apps para o Ubuntu, foi lançado juntamente o SDK com suporte para apps nativos e HTML5, incluindo temas e um framework único que serve para todas as plataformas suportadas pelo Ubuntu.

Esta é a primeira versão com o Mir, novo servidor gráfico criado pela Canonical especialmente para cuidar da convergência do Ubuntu. A promessa é mais desempenho e menor consumo de bateria. Para os dispositivos móveis, já vem como padrão. Para o desktop, é opcional. Use por sua conta e risco, eu não vou usá-lo ainda. 😉

Façam o download no link. Assim que eu instalar publico o que achei. Até mais!