LibreOffice online está no forno

Collabora, a maior contribuidora do LibreOffice, fez uma parceria com a IceWarp, provedora global de soluções de comunicação e colaboração online, para desenvolver a tecnologia de edição online de documentos junto com a comunidade de software livre em torno do projeto LibreOffice.

  • IceWarp identificou uma crescente demanda por soluções de edição de documentos e colaboração baseadas na web e na nuvem e escolheu o LibreOffice como a principal solução de produtividade devido aos seus padrões abertos de documentos.
  • LibreOffice iniciou o desenvolvimento de uma engine de renderização otimizada para a web em 2011 e estava procurando por uma aplicação prática, com a meta de prover a mesma qualidade de trabalho com documentos visto no desktop, mas usando apenas o browser.
  • IceWarp, com experiência em soluções empresariais e mais de 14 anos de mercado, ajudará o LibreOffice a acelerar o desenvolvimento em direção a um produto que pode ser reutilizado pela comunidade open source em vários cenários de aplicação.
  • Com a criação de uma alternativa livre que qualquer provedor pode implementar sem restrições, as companhias visam restaurar a concorrência justa num mercado dominado pelo monopólio de fornecedores, para prover inovação compatibilidade e interoperabilidade através de formatos abertos, entre todas as plataformas e para todos.

Para mais informações, consulte o anúncio oficial.

Aguardo ansioso por novidades sobre esse novo projeto. A comunidade tem muito a ganhar com uma ferramenta de edição de documentos online feita em software livre e da qualidade do LibreOffice.

Até a próxima.