Conheça o WinPython

Quem aqui já precisou instalar um software “não comum” em computadores Windows para fazer um tutorial ou workshop? Para quem trabalha com Python, os problemas terminaram! Conheçam o WinPython!

Sempre quando vou ministrar alguma atividade prática em laboratório, fico preocupado com o principal gargalo nos laboratórios de informática por aí: a instalação de dependências. Algumas instituições de ensino tem regras bem rígidas quanto à instalação de softwares nas máquinas dos laboratórios. Não tiro a razão deles, pois se deixar muito permissivo, as pessoas tendem a instalar softwares piratas ou até vírus nos computadores.

WinPython é um ambiente Python completo, portável, para computação científica e disponível para Windows 7/8/10 (32 e 64 bits).

Pode instalar no próprio HD da máquina ou em um pendrive, sem comprometer os outros programas ou versões do WinPython instalados, pois é tudo isolado e pensado para ser portável.

Painel de Controle do WinPython
Painel de Controle do WinPython

Vem com o WPPM, um gerenciador de pacotes para instalar outras bibliotecas através do PyPI. Assim é possível instalar todos os recursos necessários para uma aula prática e sem se preocupar. Você pode simplesmente instalar o WinPython, todas as dependências e copiar para os computadores do laboratório. Também é possível pedir para que os alunos façam isso em casa e tragam um pendrive já pronto. O que adianta bastante o tempo.

Confiram a página oficial do projeto para mais informações.

Até a próxima!