Retrospectiva 2015

Mais um ano chegando ao fim. Foi cheio de novidades no mundo da tecnologia e compareci a vários eventos de TI. Vamos fazer nossa retrospectiva de 2015 comigo?

Janeiro

Comecei o ano com tudo e lancei o site BusãoFSA, mexi muito no SQLite e ainda fiz uns slides bacanas sobre adaptação hedônica e metas que apresentei durante as lighting talks no Python Nordeste 2015.

Fevereiro

Finalmente terminei de ler o ótimo livro de Sílvio Meira e a comunidade de desenvolvedores começou o projeto do primeiro JSDay do Brasil!

Março

O pessoal da The Document Foundation e da Collabora colocam o LibreOffice Online no forno, mas até agora não vi uma versão estável. Comecei uma série de artigos sobre LLMP (Linux, Lighttpd, MariaDB e PHP).

Abril

Como sempre é um bom mês para começar com uma pegadinha. Também o mês de lançamento de mais uma versão do Ubuntu.

Maio

Esse mês fui até Natal (RN) apresentar um projeto na conferência Python Nordeste. Só posso dizer que foi incrível passar esse fim de semana lá com a galera e conhecer muita gente bacana.

Python Nordeste 2015
Python Nordeste 2015

Olha eu aí apresentando.

 

Também comecei a brincar com o HHVM e usar MVC no Slim. Mais um ambiente desktop foi lançado e se juntou aos vários existentes. Vocês viram como é fácil fazer documentação em código JavaScript com o Doxx e infelizmente o Nokia Xpress foi para o cemitério de projetos da Nokia.

Junho

Mês de festas juninas, muito licor, comidas típicas nordestinas e JS Day! Depois de alguns meses de articulação, reuniões e trabalho, conseguimos realizar o desejo da comunidade. Podem conferir os slides do workshop de Introdução a JavaScript e DOM. Confiram o clipe com fotos do evento.

Em 2016 tem mais! 😉

Também em junho dei um pulo em Salvador para aproveitar o Intel Software Day. O evento teve inscrições gratuitas e foi recheado de atrações de peso e nome renomado internacionalmente. Havia um espaço para apresentações e aproveitei para praticar um pouco.

Intel Sofware DayJulho

Nesse mês tivemos dois artigos sobre OpenCV: como instalar o wrapper em Python no Windows e o lançamento da versão 3.0. Por falar em lançamentos, tivemos o OpenMandriva Lx 2014.2.

Agosto

Foi um mês pouco movimentado no blog e escrevi sobre o Orange Canvas, uma das melhores ferramentas para análise de dados e aprendizado de máquina.

Setembro

Nesse mês tivemos o lançamento de uma nova versão do Manjaro Linux, a distro que uso no meu diminuto Acer Aspire One com Atom 1.6 GHz com um núcleo em HT e 1 GB de RAM.

Outubro

Como de costume, tivemos mais uma versão do Ubuntu. Foram poucas novidades e mais correções de bugs. Quem usa o CodeIgniter 3.0 pode conferir como configurá-lo para usar o SQLite como banco de dados.

Novembro

Foi um mês movimentado na comunidade do openSUSE e do Fedora com 2 lançamentos de peso.

Aproveito também para vocês conhecerem um outro projeto que faço parte: GDG Feira de Santana. Apresentei um hangout sobre o Android Studio. Não ficou dos melhores, mas foi a primeira vez. Próximas prometo melhorar.

Dezembro

Tivemos o aguardado lançamento do Slim 3.0, framework que venho adotando faz algum tempo para projetos pequenos (a definição de pequeno fica como lição de casa para o leitor ;).

Para fechar o ano com chave ouro, aconteceu o Mobile Weekend 2015. Evento organizado pelo pessoal do Práticas de Software e Ecomp Jr. Lá apresentei um panorama geral sobre o desenvolvimento de aplicativos móveis e um comparativo entre os métodos nativo, web, híbrido e cross compiled.

Mobile Weekend 2015
Mobile Weekend 2015

O assunto foi polêmico e mais tarde durante o Fishbowl rendeu muita discussão.

fishbowl

Ufa! Foi muita coisa em um só ano. Não foi tudo, mas foi o principal. Em 2016 tem mais! Até a próxima!