Sobre o JS Day Feira de Santana 2018

Chegamos a mais uma edição do melhor evento sobre JavaScript de Feira de Santana. Me arrisco a dizer, o melhor evento do Nordeste. Vou recapitular um pouco do que aconteceu aqui.

 

Um pouco de história

Começamos esse evento em 2015. Tudo nasceu de uma discussão numa lista de e-mails formada por estudantes e profissionais de TI em Feira de Santana e região. Faltavam eventos na cidade voltados para a área técnica. No máximo tínhamos semanas acadêmicas das faculdades. Daí um grupo de voluntários (me incluo nesse grupo) tomou a iniciativa e começamos esse evento que vocês conhecem. Outras comunidades souberam e criamos um tipo de franquia. Outras cidades abraçaram a iniciativa e criamos uma comunidade para promover esse evento.

Participantes da primeira edição
Primeira edição contou com a presença de Wilson Mendes.

 

Chegamos em 2018

A realização de um evento é sempre uma incógnita. Será que teremos local, voluntários, palestrantes, participantes e patrocinadores? Começamos a planejar o evento, ocorreram algumas mudanças na equipe, mudanças de data e finalmente começamos a tirar as ideias do papel. Encontramos uma faculdade da cidade disposta a ceder o local. (Muito obrigado, FAT 😉

Convocamos as pessoas para inscrever suas palestras. Gente de vários lugares do Brasil e principalmente da região mandaram propostas, mas não tínhamos espaço na programação para todos. Selecionamos o que achamos os melhores assuntos no contexto atual.

Júnior Abranches veio de Cuiabá falar sobre Ionic.
Júnior Abranches veio de Cuiabá falar sobre Ionic.

A diversidade de assuntos é uma tradição nossa. Trouxemos palestras desde o básico até o avançado. Sempre temos um workshop para os iniciantes em JavaScript.

Ariane e Marília foram as professoras nesse dia
Ariane e Marília foram as professoras nesse dia

Não vou me estender com muitos detalhes, mas certeza que fizemos mais um evento de excelência para a comunidade. Além disso, convidamos os próprios participantes a fazer o evento conosco através de um atividade. Pela tarde fizemos os lightning talks. Cada pessoa teve 5 minutos para passar sua mensagem para o público. Foi muito bom mesmo dar esse espaço para vocês e queremos criar essa tradição no evento. Aguardem o próximo ano.

Lightning talks
Lightning talks

Alguns dados sobre o evento

Uma das propostas iniciais é que o evento seja o mais inclusivo possível, por isso, sempre damos alguns ingressos de cortesias para estudantes do ensino público e outras pessoas que querem fazer parte do evento, mas não podem pagar o valor completo. Além disso, damos 50% de desconto para estudantes do ensino médio, técnico e superior, independente da instituição de ensino. Vamos dar uma olhada:

Inscrições confirmadas: 177 pessoas

Presentes: 148 pessoas

Presença feminina: 22% dos presentes

Cortesias ofertadas: 24% dos ingressos

Enfim terminou

Patrocinadores
Patrocinadores

Quero agradecer nosso patrocinadores e apoiadores, em nome da comunidade feirense. Sem vocês, esse evento não seria possível:

E se passou mais uma edição desse evento. Certeza que entrou para o calendário da cidade e toda a comunidade de TI em Feira de Santana manterá esse legado por muito tempo.

Confira nossas fotos e até o próximo ano!