Por que não há um JasperReports para PHP?

Faz um bom tempo que dei uma pausa nas postagens, mas esse mês de outubro voltarei devagar. Dessa vez trouxe uma questão a qual me debrucei por alguns dias.

Esses dias encarei a tarefa de criar um sistema de relatórios para acesso da chefia. Faz bom tempo que a ideia foi dada pelo meu chefe, que vez ou outra me pedia um relatório com estatísticas oriundas da base de dados. Coisas simples, mas que tomam um tempo precioso pois ocorrem diariamente durante um ou dois meses.

Comecei pesquisando se haveria uma opção e publiquei aqui uma biblioteca chamada PHPJasperXML. O problema é que descobri que esta biblioteca não dava o suporte adequado à codificação de caracteres (argh!). Então comprei o excelente livro “Criando relatórios com PHP“. Já estou na metade do livro e desenvolvi o protótipo do sistema de relatórios.

O que posso concluir é que não há necessidade de uma biblioteca padrão como o Jasper Reports para o PHP porque fazer relatórios em PHP é muito fácil. Com pouco código e algumas bibliotecas para exportar os dados para PDF ou XLS é possível fazer os relatórios com total liberdade de implementação.

Fica a dica de leitura do livro que citei e em outros artigos comentarei sobre as bibliotecas que utilizo.

Até mais.