Carteiras digitais: você terá uma

Na batalha por mais agilidade e corte de custos com adquirentes, subadquirentes, etc, algumas empresas estão lançando carteiras digitais para pagamentos com QR Code. Basicamente você pode cadastrar um cartão de crédito ou enviar dinheiro para a carteira digital e usá-la para efetuar pagamentos em algumas lojas físicas ou e-commerces credenciados. Vou falar sobre duas que usei recentemente.

Ame

Recentemente pesquisei alguns itens no Submarino e vi um tal de Ame Digital. Decidi criar a conta e aproveitar os descontos e cashback oferecidos pela plataforma.

Funciona para Lojas Americanas e sites do Grupo B2W (Shoptime, Americanas.com, Submarino, Sou Barato). Depois da parceria com a Linx, mais lojas tem oferecido a opção de pagar com Ame.

Fiz compras digitais e nas Lojas Americanas sem nenhum problema. Diferente de Méliuz, onde o cashback pode ser resgatado em dinheiro via transferência bancária, o valor fica preso na carteira para uso em uma nova compra pelo Ame.

Outros serviços começaram a ser oferecidos. Para uma lista completa, confira o site oficial.

Mergado Pago

Carteira digital utilizada pelo Mercado Livre. O aplicativo oferece diversas opções, como recarga de celular, pagamento de boletos, etc. Para uma lista completa, olhe o site oficial. De vez em quando recebo descontos em recargas para celular e compras com o aplicativo.

Quanto mais você usa, recebe pontos do Mercado Pontos para subir de nível e ter acesso a ofertas e descontos exclusivos por nível.

Usei nas farmácias Drogasil e obtive desconto nas compras. No aplicativo é possível ver quem são os parceiros disponíveis na sua região e as regras para o desconto oferecido.

Há outras opções no mercado e estão virando uma febre. Muitas fintechs e bancos lançaram produtos semelhantes nos últimos anos. Essas são duas opções que uso, pois oferecem descontos em operações que costumo fazer com uma certa regularidade.

As carteiras digitais vieram para ficar e em breve farão parte da realidade de milhares de brasileiros.

Até a próxima.